Os dutos de exaustão e ventilação de sistemas HVAC seguem o padrão de costura helicoidal, retangulares ou quadrados. As definições de espessuras de chapas seguem a norma ABNT NBR 16401.
Os dutos de exaustão e ventilação podem compor sistemas com a finalidade de executar o transporte de ar refrigerado ou aquecido, a condução de ar filtrado e livre de poluentes, extração de particulados suspensos ou, até mesmo, a remoção de poluentes e resíduos gasosos.
Com isso, sendo que essas estruturas permanecem conectadas às fontes geradoras de gases indesejados, conduzindo os mesmos aos locais ou equipamentos apropriados para efetuar o devido tratamento e descarte; se tornando altamente responsáveis pela renovação do ar.
Em uma cozinha industrial, por exemplo, a aplicação de dutos de exaustão é destinada a transportarem os vapores e fumaça originada durante o preparo de alimentos, succionados por coifas ou outros mecanismos de exaustão.
Mas, em todos os casos, os dutos de exaustão podem ser conectados por via de flanges cravadas ou soldadas, além de poderem ser fabricados com materiais específicos como chapas galvanizadas, chapas pretas e aço inox. Ademais, podem ser elaboradas para exibirem o dimensionamento desejado, seguindo as normas regulamentadoras.
Dutos de exaustão e ventilação calandrados ou flangeados podem ser fornecidos sob consulte-nos Fort Vent.
União transversal, canto TDC, parafusos, fita de vedação e clips TDC. Grampos com parafusos opcional.

Dutos